Originalmente desenhado por Ettore Bugatti, fundador da lendária empresa de automóveis, para seu filho de cinco anos, Roland, o Bugatti Baby 52 é uma réplica exata do tamanho do Bugatti type 35 Grand Prix, o lendário carro esporte que ganhou perto para todas as principais corridas de automóveis entre 1925 e 1927.
O primeiro modelo deste brinquedo de luxo foi equipado com um motor térmico antes de ser modificado para caber em um motor elétrico e alongado para acomodar crianças entre seis e oito anos de idade. Ettore apresentou este carro durante o Salão de Milão em 1927, onde foi recebido com grande entusiasmo, gerando a produção de uma pequena série.
O carro é feito de alumínio e chapa metálica. Possui uma alavanca de mudanças, um painel de instrumentos Bugatti, um motor Paris-Rhône e um assento em couro. Pode atingir uma velocidade de até 20 km / h, dependendo da carga da bateria de 12 volts. O carro foi apresentado no catálogo da fábrica e cada um foi marcado com um número de série em uma placa de metal entre a parte de trás do assento e o compartimento do motor.
O preço deste brinquedo de luxo foi de 5.000 francos – um montante que tornou o carro acessível apenas aos filhos dos ricos clientes da marca. Ettore era mesmo conhecido por ter dotado o carro para agradecer clientes importantes que haviam feito grandes pedidos.
Muitos membros das famílias reais sucumbiram à mania do Baby 52; O príncipe de Marrocos ficou atrás do volante dele em 1929, enquanto Baudouin, o futuro rei da Bélgica, recebeu o seu em 1932. Este carro também é famoso por sua aparição no livro Tintin au Pays de l’or noir de Hergé , no qual Abadallah recebe um mini Bugatti de seu pai, o emir.
Durante a década de 1930, várias corridas foram organizadas para crianças com carros do Baby 52 e era possível alugá-los em lugares de alta sociedade como ‘Les Planches’ em Deauville ou em ‘La Promenade’ em Nice.
Nós estimamos que cerca de 500 cópias foram produzidas entre 1927 e 1937. Cerca de 100 cópias do Bugatti Baby 52 permanecem nas mãos de proprietários privados e em museus. Dois são exibidos permanentemente na Cité do Automóvel – Museu Nacional – Collection Schlumpf em Mulhouse, na França.