Francesco Zefferino Sbarro, mais conhecido sob o nome de Franco Sbarro, nasceu em 27 de fevereiro de 1939, nas Apúlia (sul da Itália). Filho de um fazendeiro, o jovem italiano logo se interessará por tudo relacionado à mecânica. Incluindo motociclos e scooters.
Depois de estudar em Lecce, Franco Sbarro estabeleceu-se em novembro de 1957 em Neuchâtel (Suíça) onde trabalhou como mecânico. Dois anos depois, ele comprou uma pequena garagem. Ele trabalha em conjunto com a Borgward, um pequeno fabricante alemão.
O encontro com George Filipinetti liderará o cargo de gerente de equipe da famosa Scuderia Filipinetti. Ele desenvolveu e mantivera os carros de corrida da equipe: AC Cobra, Ferrari P3 e Ford GT40. Sbarro construiu seu primeiro carro: o Coupé Filipinetti , baseado em um motor VW Karmann Ghia 1600 cm3.
25 March 1968 a big change in the Sbarro’s life. Finally leaving the Scuderia Filipinetti, he created the ACA – Atelier de Construction Automobile, in a former cigarette factory. His first creation is the Dominique III, a sports car with a huge rear spoiler! This model sold, Sbarro made conversion of Ford GT40 to “road” model more civilized.
Sbarro built a lot of replicas of famous classic European cars, such as : BMW 328, Lola T70, Ferrari P4and even Bugatti Royale! Nothing can stop Sbarro. The quality of his craft will be confirmed by the many models, unique or produced in small series.
Sbarro projeta e constrói grandes carros, mas ele também é um grande inventor que, em 1989, introduziu um novo tipo de roda sem cubo , um novo chassi muito inteligente, o Dual Frame ou uma roda incorporando o motor no centro.
Nada mais para provar, ele quer aproveitar seu conhecimento com o Espace Sbarro, uma escola especial onde estudantes, além do trabalho em “escritório” (estudos, design, conceito), devem ser construídos, de A a Z , os modelos que eles precisam criar de acordo com especificações precisas, às vezes impostas por um fabricante. Uma segunda escola abriu em Casablanca (Marrocos) em 1994 (CREA), e em Pontarlier, França até 2007 e depois Montbéliard (Centro Espera). O ciclo de estudo é de um ano e o trabalho é tradicionalmente apresentado a cada ano no Salão Automóvel de Genebra em março.
Em março de 2013, Franco Sbarro comemorou sua 40ª participação no show de Genebra.