O empresário Daniel Costa, de 40 anos, dono da Ferreto Fibras, tem outro foco: criar e produzir seus próprios carros. Ele já produziu dois protótipos e sonha, um dia, ter uma linha de montagem para seus projetos.
Oportunidade
Daniel é acadêmico de engenharia de mecânica automotiva, e vê a universidade como um portal de oportunidades de parcerias, mas destaca que se não fosse seu avô Ênio, com quem teve contato com a construção de barcos e reboques e uma oficina repleta de ferramentas, possivelmente não teria despertado sua vocação à construção de veículos esportivos e seus motores possantes.
Ele gosta do Miura
Para Daniel, a inspiração vem do Brasil: carros esportivos como Miura e Santa Matilde são os exemplos do que ele procura resgatar. “Quem viveu nos anos oitenta vai lembrar de quanto eram famosos esses carros. Ter um Santa Matilde ou Miura dava status e personalidade ao proprietário. Com a abertura dos mercados, os esportivos importados dominaram o mercado, principalmente os italianos e isso matou essas empresas nacionais”.
Dos Miuras às Lamborghinis
Daniel já poem a mão na massa e fogo no maçarico para montar seus dois modelos – o Mini Buggy da lamborghini Gallardo e o grande esportivo Razzo – sua equipe conta com o amigo mecânico André Neto e de sua esposa Silvia.
Eles trabalham e desenvolvem as pesquisas em uma casa na Cohab. “O André sabe tudo de mecânica, monta e desmonta tudo com facilidade e faz tudo funcionar. Já a Silvia, além de esposa é minha parceira, ela programa e faz todos os desenhos que eu peço no computador. Em breve, construiremos aqui um pavilhão para ampliar nosso potencial”, conta Daniel, já projetando o futuro da empresa que ele toca.
No projeto
Seus dois projetos tem como influência os carros da Lamborghini: o grande Razzo será um carro bem esportivo, suas linhas e design lembram os potentes bólidos italianos – mas com o DNA genuinamente gravataiense. Sua carroceria é feita de Òbra de carbono e já está pronta. A parte mecânica ainda está em pesquisa e teste. Daniel ainda não arrisca
um palpite sobre quando a cidade vai ver rodando o Razzo branco que ele anda construindo.
Gallardo
Já o mini Gallardo é uma realidade e um sucesso com as crianças – de todas as idades, aliás. O exemplar tem a exata proporção das medidas de um sobre dois do original da lamborghini. Os seja, o original tem dois metros de largura e quatro metros de comprimento, o mini tem dois por um metros.
É seu por…
“Ele tem um motor de 200 cilindradas, de combustão de gasolina. É um motor de torque, com rotação baixa, mas se atinge 70 quilômetros por hora. Não é indicado para uma pessoa grande, pode ser meio desconfortável, exemplar único sendo vendido a R$ 8.000,00”