PENNEWITZ DESIGN

Lorinser – Mercedes SL-500
3 de dezembro de 2017
Mini Buggy Porsche-356
PENNEWITZ DESIGN – Porsche 356 Speedster
3 de dezembro de 2017

Maravilhas em miniatura

Concebido para crianças, construído para adultos: Bernd Pennewitz faz réplicas emblemáticas Porsche – em forma de miniatura com unidades elétricas. Fabrica na Alemanha.

O axioma de um jornalista antigo sustenta que crianças e animais sempre fazem boas histórias. Quase ninguém pode resistir ao encanto de uma criança adorável ou aos olhos de um caçador leal. Adicione um carro esportivo, como um Porsche, e você acabará automaticamente com Bernd Pennewitz e seus filhos na cidade de Lüdersfeld, no distrito de Schaumburg, na Baixa Saxônia.

Os meninos preferem a tecnologia e gostam de brincar com carros, enquanto as meninas são mais socialmente sintonizadas e gostam de brincar com bonecas. Ou então é dito. As filhas de Bernd Pennewitz transformam tais clichês hediondos em suas cabeças: essas garotas dirigem Porsches.

Conferência de motorista:

Os motoristas de teste Ida e Paul (em atribuição para a equipe editorial) se familiarizam com a tecnologia em uma Porsche 356 em miniatura fora da oficina de Pennewitz.

 

Seu pai era um ávido colecionador de carros de brinquedos Wiking como um menino. Em 2000, ele começou a explorar como sua paixão pessoal por modelos de carros poderia ser usada para melhorar a casa de bonecas da família. Dois anos depois, o resultado foi uma plataforma de prata James Dean Porsche 550 Spyder, um veículo em miniatura de 160 centímetros de comprimento e alimentado por uma unidade elétrica. Esta réplica precisamente dimensionada e detalhada tinha tudo, desde uma base traseira dobrável e pequenos instrumentos até uma ignição no lado direito da roda. Pennewitz tornou-se um designer gráfico e administra uma agência de design em seu campo escolhido de carros Porsche clássicos construídos em uma escala de 1 a 2,3. E conquistou status lendário entre construtores de modelos.

O Spyder foi originalmente concebido como um único, mas, incentivado pela resposta ao seu protótipo, Pennewitz decidiu produzir uma série inteira. Ele montou uma oficina em sua fazenda de 120 anos em Lüdersfeld. O único problema era que, antes de começar a produção, o departamento de licenciamento da Porsche queria ver não apenas uma amostra drivable em três semanas, mas duas. Por quê? “Para ter certeza de que eu poderia realmente fazer o que eu reivindiquei e não era apenas um sonhador”. Mas assim que ele apresentou seu pequeno Spyder em Stuttgart, o contrato de licenciamento tornou-se uma conclusão inevitável. “Eu nem tive que descarregar o segundo modelo do meu carro”.

Artesanato puro:

Pennewitz em sua oficina.

 

Pennewitz se atirou em seu trabalho. Para ajudar a financiar sua criação, ele vendeu sua verdadeira Porsche 356. O conhecimento técnico e o artesanato necessários eram “essencialmente já existentes”. Seu trabalho anterior sobre objetos de design para feiras e projetos de marketing foi útil na construção dos corpos de carros. Ele formou a forma inicial da casca externa do 550 Spyder a partir de um bloco de espuma rígida. “Eu me preparei para cortar, esmerilar, cortar um pouco mais primeiro com uma motosserra, depois com ferramentas cada vez mais precisas.” Uma vez que metade do modelo foi moldada, ele usou modelos para transferi-lo para a outra metade. O chassi foi projetado no computador, e seus componentes e a placa base foram movidos a laser de aço e alumínio. A questão do tipo de sistema de unidade a ser usado resolveu-se. Por razões de segurança, um motor de combustão estava fora de questão. Os pedais não eram uma opção porque o Porsche em miniatura estava muito perto do chão para que as crianças conseguissem churn suas pernas. Pennewitz encontrou rapidamente um motor elétrico apropriado. “Muito trabalho de precisão foi para obter o sistema de acionamento para se harmonizar com a mecânica. Mas é claro que estou orgulhoso do fato de eu basicamente ter construído a primeira série de E-Porsches “, ele acrescenta com uma piscadela.

O que essa operação de um homem precisava para a produção em série era uma rede de fornecedores – tanto mais quando ele desenvolveu um segundo carro, este modelado no 356 Speedster. Ele encontrou fornecedores qualificados para os corpos de automóveis de plástico, mas passou noites sem dormir preocupadas com os trabalhos de pintura. “A pintura de plástico é uma habilidade suprema nesse setor. Passei anos tentando encontrar uma empresa que pudesse fazer o que eu precisava. “A busca de luzes de mudança de direção, rodas e outras peças especiais não era menos demorado. Pennewitz e sua esposa conseguiram localizar uma série de itens on-line que poderiam ser adaptados. Mas algumas coisas eram impossíveis de encontrar, como capas de faróis. Pennewitz teve que fazer os próprios moldes para ter o molde de peças termoplásticas.

Mas como ele vende suas preciosas criações? “Há uma gama surpreendentemente ampla de clientes”, ele observa. E, em seguida, acrescenta que esse critério é uma questão de honra neste negócio. Isso faz sentido – o preço de um de seus 356s começa em € 10.000. Daí muitos veículos em sua frota provavelmente são conduzidos em estradas sinuosas por meio de parques similares. Mas Pennewitz é inflexível que ele não anuncia seus produtos como carros infantis. Por um lado, isso levaria a problemas de responsabilidade problemática. Além disso, um número surpreendente de compradores são adultos que simplesmente se apaixonaram por seus pequenos carros clássicos. “Um dos nossos primeiros clientes foi um homem que correu diretamente para o nosso stand na feira Techno Classica em Essen e gritou:” Eu quero isso, onde devo assinar? “, Ele lembra.

Pennewitz já criou mais de 150 carros pequenos, incluindo modelos do igualmente lendário Porsche 904 GTS. Claro que ele também considerou a ousada etapa de fazer um 911. Mas para isso ele precisaria de um patrocinador para financiar todo o trabalho de desenvolvimento, como com o 904. Pennewitz espera entregar sua obra para mãos novas e está procurando por alguém que compartilha sua paixão e compromisso. Este homem, que nunca se sentou em um de seus carros, quer continuar a se divertir construindo-os. Pois, mesmo que Pennewitz envie suas pequenas gemas Porsche de Lüdersfeld para os cantos mais distantes da terra, ele finalmente faz todos eles para si mesmo.

 

 

Conheça os modelos fabricados pela PENNEWITZ DESIGN na Alemanha, clique na imagem para ver mais detalhes do modelo.

 

 

PENNEWITZ DESIGN 
Vornhagen 24a 
D-31702 Luedersfeld 
Alemanha

Tel.: +49 (0) 5721-5824 
Fax: +49 (0) 5721-82133

e-mail: info@pennewitz-design.de

http://www.pennewitz-design.de

Comments are closed.