Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the woocommerce domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clubemin/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clubemin/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/clubemin/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/clubemin/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Lines Bros Ltd - Clube Mini Carros

Lines Bros Ltd

De La Chapelle – BMW 328 Junior
4 de dezembro de 2017
Lines Bros Ltd – Rolls Royce 1933
5 de dezembro de 2017
Experiência inicial (pré-1919)

As primeiras experiências de Walter, William e Arthur Lines, os três irmãos que juntos fundaram a Line Bros., os prepararam para dirigir um dos maiores fabricantes de brinquedos do mundo. Ao sair da escola aos 14 anos, os três foram trabalhar para o pai, Joseph Lines, na empresa familiar da G & J Lines Ltd. (William a partir de 1894, Walter em 1896 e Arthur em 1910). Aqui eles ganharam experiência de primeira mão em todos os aspectos da fabricação de brinquedos. [1] Walter, por exemplo, frequentou aulas noturnas para design, construção, carpintaria e fabricação de armários.

Em 1905, William e Walter (com apenas 23 anos) se tornaram diretores-gerais da G & J Lines quando seu tio, George, morreu. Durante esses primeiros anos, Walter também demonstrou seu talento para o projeto, ajudando um arquiteto com o design do novo Thistle Works, construído especificamente, em Tottenham, no norte de Londres. Isso foi criado para agilizar a produção e foi projetado como “… uma série de oficinas contíguas de processos”.

Com o início da guerra, as qualidades de liderança dos irmãos foram novamente testadas. Walter e Arthur se juntaram e viram um serviço ativo na França e na Itália, onde Walter, tendo subido ao posto de Capitão na Royal Horse Artillery Company, foi mencionado em despachos. William, muito velho para lutar, permaneceu trabalhando para a empresa familiar.


O Nascimento das Linhas Bros. (1919-1923)

Ao retornarem da guerra, e depois de desentendimentos sobre a melhor maneira de gerenciar a G & J Lines, Walter, Arthur e William decidiram deixar a companhia do pai e criar seus próprios negócios de fabricação de brinquedos. A sua nova empresa, Lines Bros., foi registrada em 1º de maio de 1919. Walter, que era o rosto público da empresa e a principal força motriz por trás disso, tornou-se diretor-gerente, com responsabilidade adicional pelo departamento de design. William cuidou das vendas, e Arthur dirigiu a fábrica. Entre os primeiros diretores, além dos três irmãos, estavam o RC Munro, cuja empresa RW Munro Ltd. era conhecida no mundo da engenharia, Sir Ralph Freeman, engenheiro civil e cunhado, e George Campbell, outro cunhado. Para começar o negócio, os irmãos emprestaram £ 28,

O livro de encomendas da empresa em breve começou a crescer de forma impressionante, com pedidos recebidos rapidamente de clientes como Harvey Greenacre & Co. Ltd de Durban, África do Sul e também Harrods em Londres, que ficaram especialmente felizes em receber brinquedos de boa qualidade após a guerra. Os pedidos também vieram devido aos anúncios que Walter havia retirado nos jornais nacionais, na época, uma abordagem progressiva de vendas e marketing. Lines Bros. também exibiu na British Industries Fair em fevereiro de 1920, onde eles levaram cerca de £ 40,000 em pedidos, e ao longo do mesmo ano abriu entre 20 e 30 contas todos os meses. Como resultado, seus lucros líquidos no primeiro ano de negociação foram quase £ 8000. Esses lucros foram impulsionados pela nova e altamente eficiente fábrica que Walter voltou a projetar. Tinha aproximadamente 30 departamentos separados, e esse nível de divisão do trabalho permitiu a especialização dos trabalhadores em tarefas específicas, o que, por sua vez, permitiu que a empresa pagasse taxas mais baixas, reduzindo assim as despesas gerais e maximizando os lucros. Além disso, a empresa investiu fortemente em máquinas modernas. Como resultado, sua taxa de produção excedeu seus concorrentes. Por exemplo, em média, cada funcionário da Lines Bros. produziu 625 bonecas em 1923, em comparação com um valor de 181 por empregado da G & J Lines Ltd..[2] O sucesso contínuo da Companhia trouxe consigo uma necessidade contínua de expansão, e uma nova fábrica, fornecendo 60.000 pés quadrados adicionais de espaço, foi adquirida em 1922 no 761 Old Kent Road, em Londres. Estava operacional em julho desse ano, tendo sido ajustado novamente de acordo com os projetos de Walter. Além disso, a Companhia também possui salas de show de Londres, adquiridas em 1921, às 9, Rua Fore.

Clique na imagem para ampliar

Lines Bros. arquivo, catálogo, ‘G & J Lines List No. 53, Strong British Toys, Temporada 1914 1915’, capa frontal. G & J Lines Ltd. 1914 © Victoria and Albert Museum, Londres

Por essa altura, a influência de Lines Bros. em geral, e Walter em particular, estava sendo sentida na indústria de fabricação de brinquedos. Em março de 1922, foi eleito presidente da Federação de Brinquedos e Fancy Goods, que ele desempenhou um papel importante na formação. Embora esta organização tenha sido de curta duração, o envolvimento de Walter nas organizações profissionais da indústria de fabricação de brinquedos foi continuar ao longo de sua vida. Ele assumiu a liderança no estabelecimento da Associação Britânica de Fabricantes de Brinquedos em 1944, permanecendo como presidente por uma década até sua demissão em 1955 devido a um desacordo sobre a política. Ele também representou com sucesso os fabricantes de brinquedos britânicos em negociações com a Câmara de Comércio durante a Segunda Guerra Mundial, negociando um aumento na quantidade de ferro e aço que está sendo liberado para a indústria. [3]

Walter também assumiu novas responsabilidades em sua vida pessoal, casando-se com Henriette Hendrey em 1922.


Expansão contínua (1924-1939)

Mesmo que a fábrica da Old Kent Road só estivesse operacional por um pouco mais de um ano, no final de 1923 tornou-se evidente que a Lines Bros. estava crescendo a uma taxa que exigia instalações ainda maiores. Em dezembro, um contrato foi colocado para uma nova fábrica construída especificamente em Morden Road, Merton, South London, em um site de 27 acres. Normalmente, para Lines Bros, a construção desta fábrica foi rápida e eficiente, assim como a deslocalização da Companhia, e no prazo de 18 meses após a assinatura do contrato, a mudança para a Morden Road estava completa. [4]

A fábrica foi novamente projetada por Walter e originalmente foi chamada Triangtois Works, renomeada como o Tri-ang Works, quando o nome ‘Tri-ang Toys’ foi registrado. Inicialmente, abrigava cerca de 500 funcionários e cobriu 191 mil m². Nos próximos três anos, isso foi aumentado em 110.100 pés quadrados, e depois do período de 1929 a 1935 novamente expandido por mais 164 mil pés quadrados. Uma descrição da fábrica de Em outubro de 1932, quando cerca de 2000 funcionários trabalharam lá, lista um exterior imponente para a fábrica, com um comissário nas portas e uma ampla via de transporte que leva aos escritórios gerais, inúmeras cantinas, uma estação de primeiros socorros, uma série de quadras de tênis, um campo de cricket e dois campos de futebol de tamanho completo. O artigo também descreve as inúmeras máquinas “engenhosas” usadas nas linhas de produção e uma “cidade de transportadores”.[5] Como com suas premissas anteriores, a Lines Bros. havia pensado cuidadosamente, e investiu fortemente, no projeto e na instalação da fábrica.

Clique na imagem para ampliar

Lines Bros. arquivo, catálogo, ‘G & J Lines List No. 53, Strong British Toys, Season 1914 1915’. p.52. G & J Lines Ltd. 1914 © Victoria and Albert Museum, Londres

Esta expansão foi impulsionada pela necessidade de espaço de fábrica para acomodar novos produtos e empresas subsidiárias na Merton. O nome da pedigree foi registrado pela Lines Bros. para sua empresa subsidiária de bonecas em 1931, e a International Model Aircraft Ltd. foi formada no início de 1932, com Joe Mansour, um modelo de aeronave. Arthur Lines tornou-se presidente desta nova empresa que foi pioneira em modelo de aeronave, produzindo a primeira gama de aeronaves modelo de escala voadora, FROG (voa diretamente do chão). [6] Pedigree Soft Toys, também operando a partir de Merton, foi formado em 1937. [7]Em 1934, a Lines Bros. adquiriu direitos exclusivos para a fabricação de barcos K, modelos de veleiros e cruzeiros de cabine elétrica com pedras de aço, e outra adição importante foi a gama MINIC de carros e veículos de brinquedo, introduzida no início da década de 1930. [8]

Durante esse período, a Lines Bros. também adquiriu várias outras instalações e empresas. Em 1927, comprou The Unique e Unity Cycle Co., fundada em 1888 e com sede em Birmingham. A empresa tinha originalmente feito bicicletas para adultos, embora o mercado de bicicletas e triciclos para crianças crescesse até tal ponto que a produção de bicicletas de tamanho completo acabou por ser completamente interrompida. Lines Bros. reconstruiu e modernizou a fábrica, em Camp Lane, Handsworth, em 1935. Em agosto de 1931, como o maior credor individual único, a Lines Bros. assumiu a Hamleys Bros. Ltd. quando encontrou dificuldades financeiras e os receptores foram chamados In. Lines Bros. encerrou rapidamente todos os ramos subsidiários da loja de brinquedos, mantendo apenas o ramo Regent Street. Hamleys recebeu seu primeiro mandado real, concedido por Queen Mary, em 1938.[9] Em 1932, após a morte de Joseph Lines, a Lines Bros. adquiriu os nomes comerciais e as marcas registradas da G & J Lines Ltd., a empresa onde os três irmãos tinham servido seu aprendizado na indústria de fabricação de brinquedos.

Esse sucesso e expansão também resultaram em Lines Bros. tornando-se uma empresa pública, com emissão de 200 mil ações preferenciais em 7 de junho de 1933 (a seguir por ações ordinárias, disponibilizadas em 1936). Até essa data, a presidência de Lines Bros alternou entre William e Walter, mas com a criação da Lines Bros. Ltd., Walter tornou-se Presidente da Companhia, os três irmãos restantes como diretores-gerais.

Em janeiro de 1935, o showroom de Londres mudou-se de 9, Fore Street, onde foi desde 1921, até 18 New Union Street, EC 2, uma nova premissa três vezes maior que o tamanho.


Sten Guns and Gliders (1939-45)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lines Bros. Ltd. deixou de fazer brinquedos e concentrou todos os seus esforços na produção para ajudar o esforço de guerra aliado. Aproximadamente 7.000 pessoas foram empregadas para fazer uma variedade de hardware militar, incluindo 14.000.000 de revistas para aeronaves Hurricane e Spitfire, bem como casos de conchas, casos de minas terrestres e aparelhos ópticos especiais para ajudar as tropas a ver no escuro. Walter Lines também reformulou o Mk. III Sten Gun, tornando o Mk IV mais leve e reduzindo a quantidade de material necessário para sua produção. Mais de 1.000.000 dessas metralhadoras foram produzidas em Merton. Também produzido, e em parte projetado por Joe Mansour da IMA Ltd., foram quatro tipos diferentes de planadores, utilizados para a prática de alvo e colocando telas de fumaça, duas das quais foram alimentadas por foguetes de combustível sólido. [10] A fábrica de Merton foi parcialmente bombardeada em 1940. O rei George VI visitou a fábrica de Merton para inspecionar a produção de munições como parte do esforço de guerra em 10 de junho de 1941 e a duquesa de Kent também visitou em 28 de maio de 1943.


Back to Business no Reino Unido e Expansão no exterior (1946-59)

Após a guerra, Lines Bros Ltd. retornou imediatamente à fabricação de brinquedos e continuou seu programa de expansão. Em 1945, após a permissão de planejamento para uma maior expansão no site Merton, a Lines Bros. (South Wales) Ltd. foi formada, alojada em uma antiga fábrica de munições em Cyfarthfa, perto de Merthyr Tydfil, South Wales. Em 16 de outubro de 1946, a condessa Granvill inaugurou oficialmente uma nova fábrica em Belfast, Irlanda do Norte para Lines Bros. (Ireland) Ltd. Isso foi chamado de Pedigree Works e produziu a maior parte dos soft toys da Companhia. Para manter o custo de produção em madeira ao mínimo Lines Bros. também adquiriu a W. Pearce (Bentwood) Ltd., uma fábrica de serraria e carpintaria.

Também em 1946, a Lines Bros. Ltd. iniciou seu programa de expansão no exterior, adquirindo a Joy Toys Ltd., fabricantes de bonecos e brinquedos fofos, em Whangerei, na Nova Zelândia. Essa aquisição de empresas estrangeiras, que continuou nos próximos 20 anos, foi necessária para o crescimento contínuo da Lines Bros., pois permitiu que a Companhia entrasse nas paredes das tarifas restringindo as importações para certos países. Em 1947, Lines Bros. (Canadá) Ltd. foi fundada. Este foi alojado em uma fábrica de 170.000 pés quadrados no Canal Lachine, em Montreal, que foi montado pela Lines Bros com instalações modernas e transportadores. Começou a produção propriamente dita em abril de 1948 e usou a marca comercial Thistle, usada anteriormente pela G & J Lines, para fabricar uma linha de produtos canadense, tendo descoberto que os modelos de produtos nacionais britânicos não venderam bem. Lines Bros.

Clique na imagem para ampliar

Lines Bros. arquivo, catálogo, ‘G & J Lines List No. 53, Strong British Toys, Temporada 1914 1915’, capa traseira. G & J Lines Ltd. 1914 © Victoria and Albert Museum, Londres

Em 1951, as Linhas Bros compraram 50% da empresa australiana de brinquedos Cyclops, que se tornou Cyclops & Lines Brothers (Austrália) Ltd. Os 50% restantes de Cyclops foram comprados em 1955, e essa empresa, por sua vez, assumiu a Moldex Ltd., com sede em Melbourne . Incluída nesta nova aquisição havia uma gama de equipamentos de moldagem de plástico para produzir caminhos-de-ferro modelo Tri-ang e bonecas pedigree, e que também incluía a maior máquina de moldagem por injeção na organização Lines Bros. e na Austrália.

1954 viu expansão para a África do Sul, com a formação da Lines Bros. (África do Sul) (Pty.) Ltd. e a aquisição da Jabula Company, em Joanesburgo. Isto foi seguido com novas fábricas em Durban, Natal e Mokeni, produzindo brinquedos e carruagens de pedigree, e salas de exposição em Joanesburgo, Durban, Cidade do Cabo e Salisbury (na então Rodésia).

De volta ao Reino Unido, a sede da Lines Bros. na Merton era agora a maior fábrica de brinquedos do mundo, com uma área de 750.000 pés quadrados e mais de 4.000 funcionários. Um artigo em 1950 fornece uma descrição vívida da fábrica:

“O visitante casual esfrega os olhos com espanto à vista de uma das maiores salas de ferramentas da Metropolis que contém mais de 200 fabricantes de ferramentas experientes que fazem ferramentas e morrem para mais de 500 prensas de potência de até 300 toneladas de pressão e 1.000 prensas de mão, moldagem sintética por injeção e outras máquinas. No laboratório de pintura são produzidas até 2.000 galões de tinta por semana, mas muito mais é comprado no exterior; a fábrica possui sua própria serraria de 1¼ acres e o Grupo Lines Bros. revela todos os seus próprios estocadores e caixas, cola sua própria madeira, converte-a, seca-a em fornos e faz sua própria torneira. Todas as serraduras e estacas de madeira da serra são exauridas diretamente das máquinas para produtores de gás; o gás aquece as caldeiras, cujo vapor é usado primeiro para executar motores de alta velocidade que usam compressores de ar,

O artigo continua a falar sobre a meia milha de caminhos de ferro e o fato de a International Model Aircraft Ltd, a empresa subsidiária Lines Bros. que produz produzir bonecos de pedigree, é a única fábrica no mundo que pode produzir completa bonecas, incluindo suas perucas, sapatos, vestidos, vozes, tintas de pintura e olhos em movimento. [11]

Clique na imagem para ampliar

Lines Bros. arquivo, catálogo, ‘G & J Lines List No. 53, Strong British Toys, Temporada 1914 1915’, capa traseira. G & J Lines Ltd. 1914 © Victoria and Albert Museum, Londres

Apesar da escala e complexidade da Merton, a Lines Bros. Ltd. continuou a adquirir empresas e instalações em torno da Grã-Bretanha e do outro lado do canal. Eles expandiram ainda mais a fábrica Unique e Unity Cycle Co em 1950 (mais tarde renomeado Tri-ang Toys (Birmingham) Ltd.), e no ano seguinte, 100% do capital social da Rovex Plastics Limited de Richmond, que foi criado em 1946 por Alexander Venetzian e que produziu conjuntos de trem elétrico, principalmente para Marks e Spencers. Este foi re-nomeado Rovex Scale Models Ltd, e produziu o sistema ferroviário modelo Tri-ang elétrico. Em 1954, mudou-se para uma nova fábrica em Margate, Kent, e a instalação original de Richmond foi usada como um transbordamento para a Merton, que abriga Lines Bros. (Richmond) Ltd. e produziu principalmente brinquedos musicais, envolvendo-se mais tarde no desenvolvimento de brinquedos eletrônicos . Em 1957, Lines Bros. Ltd. adquiriu Simpson Fawcett, fabricantes de carrinhos e mudou a produção de Portsmouth para as obras Lines Bros. Cyfarthfa. No ano seguinte, em novembro de 1958, eles compraram a Minimodels Ltd., uma empresa da Havant, fundada em 1947, que introduziu seu sistema de corrida Scalextric em 1957. Eles também adquiriram Young e Fogg, fabricantes de brinquedos de borracha e Youngsters.

No final da década, a Lines Bros. tinha 39 unidades de fabricação separadas em todo o mundo [12], incluindo as que começaram a adquirir na França. Em 1959, eles compraram uma fábrica em Givors, perto de Lyon. Um ano depois, eles adquiriram 100% dos Ets. A VBSA, uma empresa francesa que faz ferrovias modelo, cuja produção foi transferida para uma nova fábrica que estava sendo construída em Calais para os Ets recém-formados. Linhas Freres SA Então, em 1962, eles assumiram o controle da Aube Plastique, em Paris, e converteu-a em peças para essas duas outras fábricas Lines Bros.


Mudança e Consolidação (1960)

A década de 1960 começou com a abertura, no dia 1 de janeiro, da Tri-ang House, Lines Bros. ‘ novo showroom de 14,000 pés quadrados em 53-54 Haymarket, Londres. A década passou por uma expansão contínua, tanto da linha de produtos Lines Bros. (por exemplo, Sindy foi lançada em 1962) e subsidiárias, bem como um período de mudança e consolidação. A aquisição de maior perfil ocorreu em agosto de 1964, quando a Lines Bros. Ltd. comprou Meccano Ltd. e Dinky Toys da Hornby. A fábrica de Liverpool e o nome Meccano foram mantidos e a gama de produtos Meccano expandiu (para incluir Play-Doh, Cliki e Cliki-Plus, semelhante ao Lego) para aumentar suas vendas e trazer a marca mais atualizada. A série de conjuntos de trem Hornby-Dublo, fabricada pela Meccano, foi consolidada com o próprio sistema ferroviário da Tri-ang e vendida para Rovex Scale Models,[13]

Houve uma série de outras aquisições na década de 1960. Em 1961, a Lines comprou uma participação majoritária na J. Schowanek GmbH, fabricante alemã de brinquedos de madeira. Um ramo dessa empresa tornou-se J. Schowanek Ltd., operando a partir das instalações da Lavant previamente ocupadas por W. Pearce (Brentwood) Ltd. Em 1963, a Lines Bros. adquiriu interesses de controle em dois fabricantes de carrinho de bebê; Shuresta (A.Mirecki) Ltd., que produziu carrinhos de bebê ‘Cumfifolda’ e stands de bicicletas ‘Shuresta’, e a Walker Industries Ltd., que ficou conhecida como Lines Bros (Dublin) Ltd. Meccano (França) também foi adquirida e Lines Bros. chegou a um acordo com a De Luxe Reading Corporation of America para se tornar seu único agente fora do continente americano e assumir as instalações de montagem e fabricação no Reino Unido e na Holanda. Em 1965,

Clique na imagem para ampliar

Lines Bros. arquivo, catálogo, ‘G & J Lines List No. 53, Strong British Toys, Season 1914 1915’. p.8. G & J Lines Ltd. 1914 © Victoria and Albert Museum, Londres

A expansão no exterior também ocorreu, com a aquisição de uma participação de 51% na Steelcraft Ltd., um fabricante de carrinhos e carrinhos de bebê dobráveis ​​em Melbourne, Austrália, e uma participação de 50% na Regal Trading, no momento em que o maior atacadista de brinquedos na África do Sul . Em 1966, Lines Bros. tinha agentes em 63 países e salas de exposição no Reino Unido Kingdon, Europa, América do Norte, África e Australásia.

Eles também se ramificaram para a publicação, entrando em parceria em 1964 com a organização Thompson para formar a Tri-ang Publications Ltd., para lançar a revista Tri-ang em setembro desse ano. Pedigree Soft Toys também foi reformado como uma empresa separada, depois de ser subsumido dentro Lines Bros. (Belfast) Ltd. em 1947.

A década de 1960 também foi um período de mudança e consolidação. Em julho de 1964, Lines Bros. International Ltd. foi formada, com W. Moray Lines como presidente, para supervisionar a gestão de muitas empresas internacionais dentro do grupo. As inúmeras empresas da organização Lines Bros. também foram consolidadas em duas entidades maiores. Em primeiro lugar, o nome Rovex Industries Ltd. foi registrado no final de 1965, tornando-se em 1966 a empresa-mãe para Rovex Scale Models em Margate, G & R Wrenn, Pedigree Dolls, Spot-On Models em Belfast, Minimodels Ltd. em Havant e Minic Ltd, em Canterbury, e depois mudou seu nome para a Rovex Tri-ang Ltd. em 1969. Em segundo lugar, a Triang-Pedigree Ltd. foi formada em junho de 1970 e incluiu as fábricas Merton, Merthyr e Birmingham para Brinquedos Tri-ang, Pedigree Soft Toys Ltd em Belfast (no momento conhecido como Pedigree Westline),

Mudanças também ocorreram com a administração da empresa. Walter Lines se aposentou como presidente em 1962, tornando-se seu presidente da vida. Seu filho, W. Moray Lines, tornou-se presidente, e W. Graeme Lines tornou-se diretor-gerente conjunto. Também em 1962, Arthur e William Lines, dois dos três fundadores originais da Companhia, morreram.


Outono e Divisão (1971 – 1972)

No outono de 1971, devido à falta de negócios no exterior e à demanda incerta no Reino Unido e à acumulação de perdas, Lines Brothers, no momento do maior fabricante de brinquedos do Reino Unido, entrou em colapso. Ele registrou uma perda recorde de £ 4,5 milhões no ano anterior, mas tinha certeza de uma oferta de resgate, com uma melodia de £ 5 milhões pelo gigante do tabaco americano Gallaher. Quando esta oferta foi retirada em agosto, nenhuma opção foi deixada para a Companhia, mas a liquidação, e os vários elementos do Grupo Lines Bros. foram separados e vendidos.

A Rovex-Triang Ltd tornou-se Rovex Ltd, e foi vendida para Dunbee-Combex-Marx por £ 2.259.000, mais £ 741.000 para o site da fábrica. [14] G & R Wrenn, que conseguiu manter sua identidade independente enquanto estava dentro da Rovex, voltou a ser uma empresa de gerência familiar, e Tri-ang Hornby Railways continuou como Hornby Railways (então, desde 1990, apenas como Hornby).

Tri-ang-Pedigree foi comprado pela Barclay Securities por £ 3,600,000 (mais £ 1,678,000 para a propriedade das fábricas de Merton e Birmingham e da fábrica Merthyr), [15]tornando-se parte do Barclay Toy Group, que foi fundado em 1971 e que também incluiu Sebel, Chad Valley, Chiltern e Chas. E. Methven. A faixa de ursinho de pelúcia foi assumida por Canterbury Bears e o gerente de produção de Pedigree Soft Toys, Jim Mulholland criou sua própria fábrica em Belfast, chamada Mulholland & Bailie. Dentro de 6 meses, o Barclays começou a dispor ainda mais os componentes do Triang Pedigree, vendendo o negócio do ciclo adulto a Raleigh por £ 800,000 e o negócio de brinquedos de madeira para Good Wood Playthings (uma empresa que tinha sido iniciada por Walter Lines quando se aposentou de Lines Bros., e que foi administrado por sua filha Peggy). A Meccano-Triang Ltd. ganhou apoio financeiro suficiente para transferir seus ativos para uma holding temporária conhecida como Maofords Ltd., que mais tarde foi renomeada Meccano Ltd. e vendida à Airfix.

Logo depois disso, em 23 de novembro de 1972, Walter Lines, a força motriz de Lines Bros., morreu em sua casa em Surrey.

 

 

 

 

Este excepcional e muito raro carro infantil, alimentado por um motor elétrico de 12 V, foi fabricado por esta famosa marca ma Inglaterra para um mercado particular de crianças de Maharajas e Reis Africanos. O fabricante queria torná-lo o modelo final da marca e da era. Clique na imagem para mais detalhes e fotos

Comments are closed.